Painéis de LED em estádios de futebol mudam a forma de comunicação entre investidor e público
A tecnologia foi utilizada pela primeira vez no Brasil em 2008, mas chegou definitivamente no futebol nacional apenas 10 anos depois
Uma tecnologia que chegou efetivamente há dois anos no futebol brasileiro está mudando a forma de comunicação entre anunciantes e o público, são os painéis de LED nos estádios. Essa opção de investimento, que foi utilizada pela primeira vez no País em 2008, na final da Copa do Brasil entre Sport Recife e Corinthians, foi adotada pelas arenas do futebol brasileiro apenas em 2018.
A “nova” ferramenta caiu na graça de empresas que investem no marketing esportivo pela variedade de informações que podem ser divulgadas, gerando grande retorno ao anunciante. Diferente das placas estáticas, que visam apenas a exposição institucional da marca, o LED em volta do gramado pode ser trabalhado ações, produtos, marcas, conceitos e até mesmo interação com o público.
“As placas de LED definitivamente chegaram no Brasil e em quase todos os campeonatos, trazendo uma nova propriedade e formas de exposições ao anunciante, diferente do que estávamos acostumados, apenas com placas estáticas. Com o LED, as alternativas de acordo com a necessidade e estratégias da empresa investidora é muito maior e mais atrativa ao público, além de gerar oportunidade de investimento com um bom retorno a pequenas e médias empresas, que antes não tinham espaço nesse tipo de mídia esportiva”, explicou Thiago Orlandine, diretor da Layup Sports, empresa de marketing esportivo.
Segundo Orlandine, a criatividade na hora que montar uma campanha para LED’s em estádios de futebol continua sendo importante para o retorno ao anunciante. “O painel de LED, por se tratar de um vídeo animado, gera maior engajamento e atenção do público. Com isso a empresa pode passar uma mensagem, destacar um produto, um lançamento, um site, mas tudo isso tem que ter criatividade, para que consiga explorar ao máximo essa propriedade. Por isso é importante a empresa ter bem definido qual é o seu objetivo com o anúncio e buscar profissionais capacitados para auxiliá-los nessa elaboração”, disse.
Em uma pesquisa realizada pelo IBOPE REPUCOM, mostra que o Campeonato Brasileiro 2019 de futebol alcançou, nas 38 rodadas da competição, 282 milhões de pessoas, gerando um retorno em mídia dos painéis de LED’s de R$ 820 milhões a 162 marcas anunciantes.
Levando em consideração os números da pesquisa, estima-se que um minuto de exposição nos painéis de LED em uma partida com transmissão em rede nacional, equivale a R$ 240 mil em retorno de mídia, obtendo até 1000% de retorno sobre o investimento.
A empresa brasileira Prorelax Espumas e Colchões, de Mandaguari no Paraná, migrou da placa estática para o Led em 2020, tornando o investimento no esporte um dos principais meios de fortalecimento da marca no País.
“Atualmente a verba destinada ao investimento em mídias da Prorelax passa pelo marketing esportivo. Entendemos que essa ferramenta se tornou muito importante para o fortalecimento da marca no mercado nacional. Além disso, sabemos que o esporte muda vidas e esse investimento, além de ser benéfico em retorno para nossa empresa, também fomenta a evolução do futebol em nosso país”, explicou Alexandre Peres, diretor comercial da Prorelax.
A Layup Sports trabalha atualmente com várias opções de investimento no esporte brasileiro, gerenciando e potencializando as propriedades comercializadas para que o cliente tenha o máximo de retorno possível em cima da ação definida. Para mais informações sobre a empresa acesse www.layupsports.com.br.
Por assessoria esportiva