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A audiência da Copa do Mundo de Futsal, transmitida pela Rede Globo, foi positiva ou negativa?

Por Thiago Orlandine - CEO da Layup Sports




No último dia 3, findou-se a Copa do Mundo de Futsal 2021, disputada na Lituânia, e a Seleção de Portugal foi a grande campeã, vencendo a Argentina por 2 a 1 na final. Nossa Seleção acabou caindo na semifinal e ficou com a terceira colocação na competição mais importante da modalidade no planeta.

Com grande expectativa em conquistar o hexa, o Brasil, que contou com uma reformulação e, pela primeira vez desde 1996, teve a ausência do ex-jogador Falcão, fez uma excelente fase inicial, mas foi derrotado nas semifinais pela Argentina por 2 a 1. Ao todo, foram sete jogos e apenas uma derrota.

A grande novidade para o público, foi o fato de a Rede Globo ter mudado sua grade fixa de programação e transmitido ao vivo todas as partidas da seleção. Disputada na Lituânia, com um fuso horário de mais seis horas em relação ao horário de Brasília, as partidas alternaram entre 14h00, 12h00 e 10 horas durante os 20 dias de competição.

Com horários diferentes com o de costume do público que acompanha o esporte, a Rede Globo obteve uma queda de audiência em sua programação durante as transmissões. Mas o que representa essa queda de audiência? Será que foi negativa aos seus anunciantes?

A Layup Sports analisou os números, considerando os perfis de público da emissora nos horários dos jogos e comparou com as transmissões da Champions League, realizadas pelo SBT.

A tabela que ilustra o artigo traz os números pontuais das audiências da região metropolitana de São Paulo, divulgadas pelo Ibope Repucom, de todos os jogos do Brasil durante a competição.


A média que a Rede Globo obteve em todos os jogos do Brasil transmitidos na Copa do Mundo de Futsal foi de 8,86 pontos, sendo ainda maior do que o recente recorde de audiência do SBT em suas transmissões da Champions League.

No último dia 29 de setembro, a SBT bateu o recorde de audiência da emissora após voltar a transmitir a maior competição de clubes do mundo, atingindo 8.6 pontos na partida entre Paris Saint-Germain e Manchester City, às 16h00.

Considerando os horários dos jogos inadequados ao público alvo no Brasil, com exceção de três partidas da seleção na Copa do Mundo, entendemos que o resultado foi positivo, pois o perfil do público da Rede Globo ou SBT, que acompanha TV aberta entre 14h00 e 17h, é predominante feminino ou com idade inferior a 15 anos. Já, mediante pesquisas de mercado das emissoras, o público que acompanha o esporte em horários de costume, como períodos noturnos ou finais de semana, é predominante masculino com idade superior a 25 anos.

De acordo com o Ibope Repucom, um ponto de audiência na grande São Paulo equivale a 205.377 indivíduos assistindo. Portanto, considerando a média de audiência das transmissões dos jogos do Brasil, a Globo obteve 1.819.640 pessoas acompanhando cada partida nessa região. Sem considerar outras regiões do País.

Entendemos que o alcance e as oportunidades proporcionadas pelo esporte possuem um poder que não existe em outro segmento de entretenimento. Mesmo com a média de audiência mais baixa que o normal, a Copa do Mundo de Futsal, transmitida pela primeira vez na íntegra pela Rede Globo, conseguiu atrair um grande público selecionado, fora do seu horário convencional, para acompanhar a seleção e automaticamente trazendo grande retorno midiático aos seus anunciantes.

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Por Thiago Orlandine - CEO da Layup Sports

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